Computador eletrônico x computador quântico qual escolher?
O computador eletrônico que utilizamos em nosso dia a dia funciona em um sistema binário conhecido como 1 e 0, enquanto o computador quântico funciona em um fenômeno quântico conhecido como superposição quântica em que ele trabalha com os dois estados simultâneos.
Seguindo por este caminho está sendo possível resolver a questão do potencial limitado dos computadores eletrônicos que é a velocidade de processamento, devido ao tamanho e capacidade de seus componentes, partindo desta forma para a miniaturização.
Existe limite para os computadores eletrônicos?
Em 1965, o químico norte americano Gordon Earle Moore fez uma previsão de que, a cada 18 meses, o número de transistores empregado nos chips eletrônicos aumentaria em aproximadamente 100%. No ano de 2017, a empresa de tecnologia norte-americana conseguiu produzir um chip do tamanho de uma unha, com aproximadamente 30 bilhões de transistores de 5 nm (1 nanômetro = 10-9 m). Com isso, a empresa mostrou que, mesmo não sendo muita precisa, a previsão de Moore continua válida até os dias de hoje, mas alcançará seu limite mais cedo do que imaginávamos.
Porém o grande problema é quanto podemos reduzir o tamanho do transistor? Pois é ele o responsável por processar e interpretar todas as informações de um computador.
Então ao se reduzir demais o transistor os processos passam a ser randômicos de forma probabilística e estão sujeitos as propriedades da física quântica.
Portanto os computadores quânticos se mostraram a resposta para a computação no critério potencial limitado que os computadores eletrônicos estavam enfrentando.
Qual a função de um computador quântico?
Podemos afirmar inicialmente que os computadores quânticos, não terão o mesmo propósito dos computadores clássicos, portando não se preocupe que continuaremos utilizando computadores eletrônicos por um bom tempo.
Uma das possibilidades de uso dos computadores quânticos é a fatoração de grandes números, a fim de se descobrirem novos números primos. Porque hoje utilizando os mais potentes supercomputadores, esta tarefa demanda muito tempo.
Estima se que os computadores quânticos poderiam executá-la com muito mais velocidade.
Este tipo de processamento é utilizado em criptografia bancaria e de modo geral em critérios de segurança digital.
Além de poderem fazer simulações de extrema complexidade como sistemas meteorológicos, astronômicos, moleculares, biológicos, entre outros.
O que significa Qubit?
1 Qubit significa quantum bit e tem uma equivalência numérica de 2 bits eletrônicos.
Pode parecer pouco, mas, com apenas 10 bits quânticos, produziríamos um computador com uma capacidade de 1024 bits (210 = 1024).
Um computador pessoal hoje funciona com sistema de 64 bits no máximo.
A tecnologia quântica utilizada computação trará um futuro promissor em grandes processos que a sociedade comum jamais considerou pois poderemos fazer cálculos em minutos que levariam milhões de anos pelos nossos melhores computadores.
Isto trará muitos benefícios para toda a humanidade, estima se investimentos de mais US$ 16,4 bilhões de dólares até o final de 2027.
Teremos em breve notícias muito animadoras, sobre o uso desta tecnologia.
Continue acompanhando nosso canal que manteremos você informado sobre este assunto e muitos outros sobre tecnologia.
Se você gostou comente e compartilhe.