O papel de parede de vinil é um dos mais procurados devido às suas propriedades que impedem que a umidade o deteriore. Mas, isso não significa que o papel comum fica para trás.
No conteúdo de hoje vamos falar um pouco de cada um e citar as vantagens e desvantagens, além da diferença de cada um deles, do comum e também do papel de parede de vinil. Leia com a gente e saiba como escolher!
Qual é a diferença entre vinil e papel de parede não tecido?
Em primeiro lugar, se pretende fazer reparações no apartamento, terá de decidir qual o melhor papel de parede a escolher, uma vez que o desenho final do cômodo dependerá da sua cor e padrão. O melhor a se usar é o vinil adesivo transparente.
Ao mesmo tempo, é importante resolver outra questão: você vai usar o papel de parede de vinil ou aquele comum? Existem várias diferenças significativas entre os dois tipos de produtos.
O que é papel de parede de vinil?
Se você precisa encontrar um papel de parede que imite a superfície de gesso ou pedra, a escolha é óbvia: papel de parede de vinil. Tudo porque o mesmo não têm apenas cores ricas, mas também um relevo pronunciado, facilitando até mesmo na hora de instalação de itens, como instalar mangueira de gás encanado no fogão em apartamentos, etc.
O papel de parede de vinil pode ser produzido com espumas acústicas ou vinis espessos. Este último é mais adequado para acabamento de cozinhas. Vale ressaltar que o papel de parede de vinil é muito pesado, o que requer o uso de um tipo especial de cola.
Trata-se de um produto meio caro, devido à seda que é usada na produção do mesmo, o que torna a superfície perfeitamente lisa e muito fina.
A vantagem do papel de parede de vinil é que ele não gera problemas em relação à umidade, além disso, qualquer mancha pode ser lavada e retirada do papel de parede de vinil, sem medo de que a imagem do mesmo se deteriore.
Felizmente, ele não só protege a parede da luz solar e impacto, mas também não permite que aconteça a troca de umidade entre parede e o papel;
O que é o papel comum?
A base do papel de parede comum é a celulose e a fibra sintética, uma matéria-prima ecológica que se deteriora mais rapidamente, mas ao mesmo tempo tem uma longa vida útil e resistência ao fogo, ideal para a cozinha.
A vantagem do papel de parede comum é que podem ser facilmente restaurados. Por exemplo, se a cor desbotar com o tempo, os papéis podem ser pintados.
Como são os papéis de parede de vinil e papel comum?
Ambos os tipos de papel de parede têm uma textura sólida e resistente à deformação. Os produtos são de alta qualidade e se seguir as instruções para colar papel de parede não terá problemas com a reparação. A vida útil do papel de parede de vinil e também do “não tecido”, ou seja, o comum, é de até 10 anos.
Antes de colar o papel de parede, é necessário limpar as paredes do revestimento antigo, além de regularizar pequenas imperfeições que estejam erradas. Isso é importante porque, dessa forma, o papel de parede de vinil irá esconder pequenas rugosidades. Essa recomendação também é válida para o modelo comum.
Aplicação dos papéis de parede
Para colar o papel de parede não comum, basta aplicar uma cola especial na parede e esperar 2 a 3 minutos, e em seguida colar o papel de parede.
No caso do papel de parede de vinil, tudo é mais complicado, em primeiro lugar, é necessária uma cola específica para papéis de parede pesados e, em segundo lugar, a cola deve ser aplicada no papel de parede de vinil (molhe o produto no mínimo 5 minutos) e na parede.
A diferença vantajosa do papel de parede não tecido é que, ao contrário do vinil, no próximo reparo eles não precisam ser arrancados, já que o seu sucesso pode ser colado sobre os antigos.
Compreendeu melhor as diferenças entre papel de parede de vinil e papel comum? Elas são poucas, mas já diferem o suficiente para mudarmos de escolha na hora da compra, não é mesmo? Até a próxima!