google.com, pub-5266246096599514, DIRECT, f08c47fec0942fa0

Conheça a revolução proporcionada pela Internet

a quarta revolução industrial da internet

Saiba como a revolução proporcionada pela Internet, mudou o curso da humanidade e porque podemos considerar la verdadeiramente revolucionária.

Pelo motivo de ser uma invenção relativamente nova e ainda estar em curso é muito fácil tratar essa revolução como algo trivial que simplesmente apareceu.revolução pela internet

Assim sendo vamos olhar um pouco para nossa história recente e comparar como era o mundo antes da Internet e porque ela é a maior invenção da humanidade depois da eletricidade.

Revolução Francesa é o Início de tudo

Marco do início da idade contemporânea a Revolução Francesa deu o pontapé inicial a derrubada de diversas monarquias absolutistas pela Europa.

Foi criada uma das primeiras constituições da história, limitando pela primeira vez os privilégios e excessos ligados a corte.

Seus ideais de liberdade, igualdade e fraternidade serviram como inspiração para a criação de um estado mais coerente.

Já Revolução Industrial nos apresentou as máquinas, houve uma época em que praticamente tudo era feito à mão de forma praticamente artesanal.

A Migração para as cidades revoluciona o jeito de viver

A Revolução Industrial nos levou a uma forma muito mais rápida de produzir coisas e nos tornamos uma sociedade de consumo, isso impactou a forma como vivemos e redefiniu completamente o nosso estilo de vida.

Desde a descoberta do fogo, da invenção da roda e da descoberta da eletricidade poucos acontecimentos mudaram tanto o rumo das coisas como a internet .

Como era o mundo antes da revolução digital

Exemplos de hábitos que foram impactados pela Internet.

Pedir uma pizza era um desafio, tinha que consultar a lista um catálogo enorme organizado por ordem alfabética em uma seção dedicada a restaurantes e lanchonetes.

Assistir um filme você tinha basicamente duas opções ir ao cinema ou ao locadora.

Ouvir suas músicas favoritas somente através do rádio, normalmente eram as mesmas músicas e grupos musicais.

Atualmente conseguimos acessar praticamente qualquer música já gravada e descobrir artistas talentosos de qualquer lugar do mundo, em qualquer idioma.

Para fazer uma fotografia as opções eram ir a um estúdio fotográfico ou ter uma máquina fotográfica.

A revelação da imagem era feita em laboratório, sem saber se havia ficado boa ou não a imagem.

A fotografia digital mudou a indústria de fotografia, provocando a quebra de gigantes do mercado como a KODAK.

A comunicação digital e linguagem

Conversar com alguém por telefone, era necessário , localizar uma cabine telefônica na rua, utilizar uma ficha de crédito , que era consumida por pulso de tempo, muito rapidamente.

Existiam muito poucas pessoas e empresas que possuiam uma linha telefônica.

linha telefonica

Hoje temos tantas maneiras de conversar com uma pessoa que as vezes é difícil escolher qual canal de comunicação utilizar, tudo isto de forma instantânea.

Assim sendo, esta tecnologia nos fez aprender um novo vocabulário, introduzimos palavras de outros idiomas em nossa rotina diária, é comum ouvir, e-mail, upload, download, feed, startup, fintech, E-commerce, telefone celular e muitas mais.

Origem da Internet

Tudo começou com a ARPANET ou Advance Research Projects Agency Network, em português  Rede da Agência para Projetos de Pesquisa Avançada.

O projeto de pesquisa envolveu a construção de uma rede de computadores em 1969 com propósito de transmitir dados militares secretos entre membros do governo americano.

A Evolução provocada pela Internet

Nos anos de 96 até 2001  houve o surgimento das empresas pontocom, que são um bom exemplo de uma grande transformação na forma de fazer negócios, hoje mais de 30 % das compras são realizadas online.

Vários segmentos surgiram da revolução digital ou formam profundamente modificados no caso do Comércio as lojas se tornaram digitais o marketing evoluiu.

A experiência do Consumidor e o relacionamento pós-venda se tornaram indispensáveis talvez alguns de vocês se lembrem da época em que não era lá tão seguro comprar pela internet.

Ainda assim, nossos pais e avós reclamando que preferiam comprar na cidade e receber na hora porque pela internet demorava muito para chegar.

Hoje isto é passado.

A Transformação da tecnologia digital

Hoje existem milhares de satélites que permitem o envio de informações para qualquer lugar do mundo em tempo real, que nos conectam a internet.

Esta comunicação utiliza uma infraestrutura extremamente complexa chamada de rede e é composta por roteadores e provedores para poder funcionar.

Toda essa infraestrutura evoluiu muito ao longo dos anos e faz uso de um grande número de tecnologias diferentes para transmitir dados de maneira eficientes.

A Quarta Revolução Industrial




Datas as revoluções industriais

A algumas décadas muito se fala sobre a revolução digital e essa discussão tem sido acentuada a medida em que as tecnologias evoluem e o acesso à informação se torna cada vez maior.

O criador do conceito de quarta revolução industrial foi por Klaus Schwab, em 2016, também conhecida como indústria 4.0.  Foi ele quem fundou o Fórum Econômico Mundial, e na sua  obra homônima descreve da seguinte forma: “A Quarta Revolução Industrial gera um mundo no que os sistemas de fabricação virtuais e físicos cooperam entre si de uma maneira flexível a nível global”. 

O maior conhecimento de todas as tecnologias e sua interação por meio dos domínios físicos, digitais e biológicos permitem que tenhamos um momento único na nossa historia a nível evolutivo.

O impacto na Educação gerado pelas novas tecnologias digitais

As escolas e universidades também se tornaram híbridas uma parte do ensino é feita de forma física e outra de forma digital.

Certa vez questionado sobre o ensino a distância o professor Mário Sérgio Cortella argumentou: “Que houve uma época em que não havia livros e o ensino era puramente oral ou você estava presente e ouvia ou perdia quando os livros foram inventados você podia carregar os para onde fosse portanto podemos afirmar que de certa forma os livros foram uma das primeiras formas de ensino a distância porque era possível ler e aprender sem necessariamente estar dentro de uma sala de aula.”

Sem dúvida, todos concordam que o advento dos livros não foi sobre hipótese alguma um retrocesso embora haja divergências em relação à educação a distância nos moldes de hoje o trabalho se tornou remoto e as casas precisaram passar a ter algum tipo de suporte para o home office.

No setor financeiro os bancos para se tornaram digitais, foi necessário redesenhar toda a ideia que se tinha de como um banco funcionava e de como levar esse o funcionamento atrelado à Alta segurança a palma da mão de bilhões de pessoas,

Curiosidade

Em 2010 um programador de software da Flórida Comprou duas pizzas do Papa  John’s por 10 mil bitcoins na época esse valor equivalia a pouco mais de 40 dólares, hoje em 2023 esse valor equivale a mais de 160 milhões de dólares.

O Bitcoin é se tornou a primeira moeda digital descentralizada do mundo e criou um sistema econômico alternativa ao sistema econômico tradicional.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *